Skip to main content

Diarreia em crianças: o que devo fazer?

A diarreia é uma das causas de morte mais comuns em crianças com menos de 5 anos, sendo a desidratação a ameaça mais grave que apresenta.

Diarreia em crianças: o que devo fazer?

A diarreia aguda pode ser causada por infeções provocadas por bactérias, vírus ou parasitas. A diarreia é mais comum em crianças que frequentam creches e deve-se, geralmente, a um vírus. Apesar dos casos de diarreia serem, normalmente, ligeiros e de desaparecerem naturalmente, é importante evitar a desidratação causada pela perda de fluido corporal nas fezes diarreicas.

A prioridade é manter a criança bem hidratada

Deve-se manter a criança hidratada, visto que é necessário substituir os fluidos perdidos durante a diarreia. A água por si só não tem quantidades suficientes de sódio, potássio e outros nutrientes para reidratar as crianças mais pequenas de forma segura.

As soluções de reidratação oral são a melhor forma de rehidratar uma criança que é capaz de beber e não está a vomitar. Embora outras bebidas tais como sumos, colas e bebidas desportivas sejam frequentemente utilizadas, estas podem agravar a diarreia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização de Sais de Reidratação Oral (SRO). Estes demonstraram uma redução da mortalidade por diarreia em 69%.

O que deve comer uma criança com diarreia?

É muito importante que a criança volte à sua dieta regular o mais cedo possível. As crianças amamentadas devem continuar a ser amamentadas durante os episódios de gastroentrite aguda. Os bebés alimentados com fórmulas podem continuar a sua dieta regular e as crianças mais velhas devem ser reintroduzidas à sua dieta regular o mais cedo possível. As crianças mais velhas podem inicialmente evitar os lacticínios e tentar uma dieta suave composta por bananas, molho de maçã, arroz, e torradas.

Higiene, o melhor método de prevenção

As crianças pequenas devem estar habituadas a lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente antes de comer, depois de brincar ao ar livre, tossir, espirrar ou assoar o nariz e irem à casa de banho. Caso a água e o sabão não estejam disponíveis, pode-se utilizar um gel desinfetante à base de álcool desde que a criança seja supervisionada por um adulto.

Normalmente, a diarreia desaparece em poucos dias, mas é importante estar atento à desidratação da criança. Se apresentar sintomas como tontura, boca seca, urina amarela escura ou falta de energia, procure ajuda de um profissional de saúde.