Perguntas frequentes sobre a diarreia
Em determinado momento, todos somos suscetíveis à diarreia. Com mais de 40 anos de experiência no tratamento sintomático da diarreia, reunimos muito conhecimento sobre a doença - causas, sintomas e, especialmente, como tratá-la.
Estas são as perguntas mais frequentemente colocadas pelos nossos clientes, doentes, utentes ou consumidores bem como as nossas respostas.
Se tem uma pergunta sobre IMODIUM® Rapid ou Plus, leia as nossas Perguntas Frequentes para ver se consegue encontrar a resposta antes de nos contactar.
A diarreia é um sintoma de uma perturbação do seu sistema digestivo e, pode ser surpreendido pela facilidade com que se pode perturbar este equilíbrio delicado.
Quando o seu sistema digestivo está no seu ritmo normal, os alimentos e líquidos passam normalmente do estômago para o intestino delgado. Os alimentos são então decompostos e os nutrientes são absorvidos em conjunto com a maioria dos líquidos. Os resíduos e alguns líquidos remanescentes passam para o intestino grosso, onde há uma maior absorção de água, e, finalmente os resíduos são eliminados sob a forma de fezes.
Sofremos de diarreia quando o estado normal de absorção de água e eletrólitos do intestino diminui ou se inverte, aumentando assim a excreção dos mesmos. O resultado são intestinos hiperativos que produzem fezes moles ou aquosas, vulgarmente conhecidas como diarreia.
Vários fatores podem perturbar o equilíbrio do nosso sistema digestivo sensível.
Apresentamos alguns fatores frequentes que podem provocar diarreia:
Humor. Está a passar por um período particular de stress? O stress, a ansiedade e o nervosismo podem desempenhar um papel fundamental na perturbação do seu sistema digestivo.
Alimentos. Conhecer os alimentos, bebidas e hábitos alimentares que causam estes sintomas é um modo importante de limitar a incidência de diarreia.
Síndrome do Intestino Irritável. A SII é uma condição comum e de longo-termo que afeta o sistema digestivo. Pode causar cólicas, inchaço, diarreia e/ou obstipação. É mais comum nas mulheres.
Alergias e intolerâncias alimentares. Estas são diferentes, mas ambas podem provocar diarreia. Mantenha um registo diário dos alimentos que come, para saber o que funciona e não funciona com o seu organismo.
Período menstrual. Muitas mulheres reagem às alterações hormonais mensais, podendo ter episódios de diarreia com maior frequência.
Gastroenterite. Pode ser de origem viral, bacteriana ou parasitária. A gastroenterite é um termo não específico utilizado para descrever uma condição na qual existe uma combinação de náuseas, vómitos, diarreia e dor abdominal.
Norovírus. A infeção viral causada por Norovírus leva a gastroenterite.
Intoxicação alimentar. Ingerir bebidas ou alimentos contaminados podem levar a gastroenterite e diarreia associada.
Porquê deixar a diarreia por tratar se pode aliviar a diarreia, bem como os seus sintomas desconfortáveis e efeitos de desidratação?
IMODIUM® Rapid contém uma substância ativa denominada Loperamida, que atua em harmonia com o seu organismo restabelecendo o ritmo natural do seu sistema digestivo, restaurando a absorção de líquidos e sais.
Apresentamos o que pode fazer em caso de diarreia:
Tome IMODIUM® Rapid imediatamente após o primeiro episódio
Mantenha-se hidratado com a ingestão de muitos líquidos e/ou a toma de um tratamento de reidratação
Evite bebidas gaseificadas e alimentos ricos em gordura ou condimentados
À medida que o seu apetite aumenta, faça refeições regulares de alimentos cozinhados de modo simples
Em caso de dúvida pode aconselhar-se numa farmácia e deve falar com o seu médico se tiver uma diarreia de maior duração ou de recorrência persistente, o que pode indicar uma condição médica subjacente.
O tratamento com IMODIUM® Rapid é apenas sintomático. Se for determinada qualquer etiologia, deve ser administrado o tratamento adequado.
Também deve falar com o seu médico se:
Não verificar melhoria dos sintomas em 48 h;
Sintomas exacerbarem ou o seu estado geral piorar;
Desenvolver sinais ou sintomas de alerta (vómitos ou desidratação, febre persistente, distensão abdominal ou sangue nas fezes).
Não. IMODIUM® Rapid está amplamente disponível sem necessidade de receita médica em farmácias e parafarmácias.
Não há razões para sofrer ou arriscar uma desidratação desnecessária deixando a diarreia seguir o seu curso, quando pode tratar este sintoma. IMODIUM® Rapid atua restabelecendo o seu ritmo natural para se sentir melhor. Aconselhe-se na sua farmácia.
No entanto, deve procurar aconselhamento médico se:
Não verificar melhoria dos sintomas em 48 h;
Sintomas exacerbarem ou o seu estado geral piorar;
Desenvolver sinais ou sintomas de alerta (vómitos ou desidratação, febre persistente, distensão abdominal ou sangue nas fezes).
O tratamento com IMODIUM® Rapid é apenas sintomático. Se for determinada qualquer etiologia, deve ser administrado o tratamento adequado. Na ausência de melhoria clínica em 48 horas, a administração deve ser interrompida. E os doentes devem ser aconselhados a consultar o seu médico.
Tal como com muitos medicamentos, IMODIUM® Rapid não é recomendado em caso de gravidez ou aleitamento.
Contudo, apesar de não poder utilizar IMODIUM® Rapid, pode tentar cuidar de si através da ingestão de muitos líquidos, de uma alimentação saudável e de descanso. Se estiver com dúvidas, deve falar com o seu médico.
IMODIUM® Rapid é adequado para crianças com mais de 6 anos de idade, mas não para crianças mais jovens. As crianças com diarreia podem tornar-se desidratadas mais rapidamente do que os adultos. Assim, é uma boa ideia utilizar um tratamento de reidratação oral. As soluções de reidratação oral substituem a perda de líquidos e sais e ajudam a evitar a desidratação, mas não aliviam os sintomas de diarreia.
Apresentamos alguns conselhos para o tratamento da diarreia do seu filho:
Dar ao seu filho alimentos sólidos, como pão, cereais, arroz, carnes magras, iogurte, fruta e vegetais, pode ajudar a restabelecer os nutrientes essenciais necessários para o combate à infeção.
Mantenha o rabo do seu filho seco. Tenha cuidado, seja delicado e use muito creme de fraldas ao mudá-las, pois é fácil o rabo do seu bebé ficar irritado.
Se a diarreia do seu filho durar mais de 48 horas, ou se estiver procupado com o seu estado de saúde, deve consultar o seu médico.
As soluções de reidratação oral substituem a perda de líquidos e sais e ajudam a evitar a desidratação. Embora essenciais na diarreia infantil, não são necessárias em adultos saudáveis que sofram de diarreia uma vez que, nestes casos, uma correta ingestão de líquidos normalmente é suficiente.
Não há evidência que demonstre que estas soluções aliviem ou diminuam a duração da diarreia.
Pode utilizar IMODIUM® Rapid (para parar a diarreia) em conjunto com uma ingestão de líquidos apropriada ou com uma solução de reidratação oral. Peça aconselhamento na sua farmácia.
IMODIUM® Rapid atua restabelecendo o movimento regular da sua parede intestinal para que recupere o seu ritmo natural.
Após o fim da diarreia pode ocorrer prisão de ventre. Isto deve-se ao esvaziamento do intestino e/ou à menor ingestão de alimentos durante o período em que sofreu de diarreia.
IMODIUM® Rapid deve ser interrompido rapidamente quando surgir obstipação.
Se lhe foi diagnosticada SII deve aconselhar-se com o seu médico sobre qual a melhor forma de controlar a sua diarreia.
A diarreia do viajante é a doença mais frequente dos turistas no estrangeiro e pode realmente perturbar o ritmo natural do seu organismo – já para não falar das suas férias.
A ingestão de bebidas e alimentos contaminados são a causa mais provável de diarreia do viajante.
Deve procurar aconselhamento médico se:
Não verificar melhoria dos sintomas em 48 h;
Sintomas exacerbarem ou o seu estado geral piorar;
Desenvolver sinais ou sintomas de alerta (vómitos ou desidratação, febre persistente, distensão abdominal ou sangue nas fezes).
A ingestão excessiva de alimentos e bebidas pode perturbar o seu sistema digestivo e originar a diarreia. Assim, tente sempre comer sensatamente e evitar os excessos.
Apresentamos alguns hábitos alimentares que podem perturbar o seu sistema digestivo:
Comer demasiado rápido. O seu estômago demora a comunicar ao seu cérebro que está cheio. Assim, comer mais devagar significa que é provável que coma menos e, consequentemente, tenha menos para digerir.
Engolir os alimentos rapidamente. Ao engolir os alimentos, também engole ar, o que pode levar a gases e a uma má digestão.
Comer refeições grandes e pesadas. Estas demoram mais tempo a digerir e fazem com que o seu sistema trabalhe mais.
Ingerir demasiados alimentos ricos em gordura, condimentados ou bebidas alcoólicas. Estes são desencadeantes alimentares comuns que podem causar a diarreia ou agravar os sintomas das pessoas que sofrem de SII.
Quando sofre de stress e fica ansioso ou nervoso, o seu organismo produz adrenalina e outras hormonas, o que vai acelerar a função do seu sistema nervoso. Isto pode fazer com que alguns dos seus músculos trabalhem demasiado rápido. Se os músculos do seu intestino aceleram, o ritmo natural da sua digestão também se irá acelerar.
Uma digestão mais rápida significa que os seus intestinos absorvem menos líquidos, o que torna as suas dejeções mais frequentes e aquosas - algo que conhecemos como diarreia. Basta uma pequena redução na absorção de fluidos para provocar um episódio de diarreia.
Os comprimidos de IMODIUM® Plus para além de proporcionarem um alívio da diarreia, também acalmam os sintomas de cólicas dolorosas, distensão abdominal desconfortável e gases. Contêm uma substância adicional denominada simeticone, que ajuda a reduzir o excesso de gás no intestino e a aliviar as cólicas.
Cerca de um terço das mulheres sofre de perturbações gastrointestinais durante o período menstrual, sendo a diarreia a perturbação mais comum. Assim, se é uma delas, pode ter a certeza que é perfeitamente normal. Embora o motivo das alterações intestinais durante a menstruação não seja completamente compreendido, acredita-se que as mudanças hormonais que ocorrem durante este período sejam a causa.
Se sofre de diarreia aguda com alguma frequência, pode ter a certeza que não é o único. Estudos sugerem que até uma em cada dez pessoas pode sofrer frequentemente de diarreia – quatro ou mais vezes num período de seis meses. Isto significa que a diarreia é uma das queixas mais comuns com que o seu farmacêutico lida.
O farmacêutico tem formação para lhe proporcionar o tratamento mais adequado à sua condição. Lembre-se, pode sempre pedir para falar com o seu farmacêutico em privado.
IMODIUM® Rapid é especialmente concebido para se dissolver instantaneamente na sua língua e, por isso, não necessita engolir nem de beber água. Simplesmente dissolvem-se e atuam, proporcionando-lhe um alívio eficaz da diarreia – o ideal se está em viagem.
Pode encontrar todos os folhetos informativos (FI) na base de dados de medicamentos do INFARMED I.P., em https://extranet.infarmed.pt/INFOMED-fo/
Todos somos diferentes e pode ser difícil identificar as causas da sua diarreia. Para alguns, a causa pode ser o que comem: um desencadeante ou uma intolerância alimentar. Para outros, pode ser uma reação ao stress, ansiedade ou nervosismo, ou ainda, diarreia relacionada com a Síndrome do Intestino Irritável, com a toma de medicamentos ou com o período menstrual. É bom compreender o seu organismo de modo a ajudar a controlar a diarreia.
A nossa área Controle a Sua Diarreia está cheia de dicas e aconselhamento para o ajudar a evitar fatores desencadeantes, melhorar a sua saúde digestiva e evitar o próximo episódio de diarreia.
Deve falar com o seu médico se tem uma diarreia de maior duração ou de recorrência persistente, o que pode indicar uma condição médica subjacente.
Uma infeção por Norovírus pode ser adquirida em qualquer momento durante o ano, mas é mais comum no inverno.
A gastroenterite por Norovírus normalmente dura entre 24 a 72 horas e após esse período ocorre a remissão completa sem sequelas. Pode ocorrer em indivíduos de qualquer idade.
Os sintomas desenvolvem-se tipicamente entre as 24 e as 48 horas após a ingestão de alimentos ou água contaminada ou após contacto com um indivíduo infetado.
Normalmente, os sintomas incluem náuseas, vómitos, diarreia e a ocorrência de febre baixa também é comum.
O Norovírus é altamente contagioso. Deste modo, se contrair a infeção, deve ter cuidado para não a transmitir a outras pessoas.
Lave as mãos regularmente com sabão, especialmente depois de ir à casa de banho e, idealmente desinfete o tampo da sanita e também o manípulo de descarga do autoclismo, após utilização. Enquanto tem os sintomas, tente ficar em casa e evite preparar ou servir alimentos.