Skip to main content

Diarreia por stress ou ansiedade: saiba o que pode fazer-lhe mal

Muitos podem não acreditar, mas é facto que o stress e a ansiedade podem perturbar o equilíbrio da digestão e causar sensação de mal-estar no estômago.

O stress em algumas pessoas pode abrandar a digestão causando inchaço e obstipação, enquanto que em outras pode acelerar a mesma, levando a episódios de diarreia.

Gerir e reduzir o stress e a ansiedade pode ajudar a sua digestão. Veja as nossas recomendações.

O stress e a ansiedade

Antes de perceber a razão pela qual temos diarreia em situações de stress ou ansiedade, é importante entender que as duas reações estão relacionadas, apesar de não serem iguais. Ambas fazem parte de uma resposta natural do corpo a uma situação de ameaça.

O stress tende a ser de curto prazo e em resposta a uma ameaça reconhecida. A ansiedade pode persistir e, por vezes, pode não ter uma causa identificada.

Relação entre stress, ansiedade, nervosismo e a diarreia

Vários estudos indicam que o stress está ligado a alterações gastrointestinais. Verificou-se, ainda, em estudos mais recentes, que a sensibilidade intestinal aumenta com o stress em comparação com um estado relaxado.

O stress não só afeta a rapidez com que os alimentos passam pelo corpo, como também pode induzir espasmos musculares nos intestinos, o que pode ser doloroso.

Outros sintomas gastrointestinais devido ao stress incluem a azia, indigestão, náusea, vómitos e obstipação.

Como lidar com o stress e a digestão

Todos passamos por situações de stress no nosso dia a dia. A diarreia pode ser o modo que o seu organismo tem de lhe dizer que está sob pressão. Mas existem maneiras que podem ajudá-lo a gerir o stress e, consequentemente, as possíveis pertubações digestivas:

  1. Mantenha bons hábitos alimentares, evitando saltar refeições. As suas porções devem ser mais pequenas e ingeridas lentamente. Idealmente, deve-se comer 2 a 3 horas antes de se deitar.

  2. Tirar um tempo para si mesmo para ajudar a aliviar o stress, praticando atividades simples, como por exemplo, yoga, meditação ou ouvir música.

  3. Tome pequenas medidas para reduzir o impacto dos fatores desencadeadores de stress ao praticar um exercício respiratório ou contar lentamente até 10.

  4. Mantenha um estilo de vida saudável em que faça exercício regularmente e durma o suficiente.

  5. Evite ou limite o consumo de álcool e cafeína visto que estes podem agravar a ansiedade e desencadear ataques de pânico.

  6. Lembre-se que nem tudo é perfeito e que não se pode controlar tudo. Mantenha uma atitude positiva.

  7. Procure o apoio da família e amigos e converse com eles para ajudar a aliviar a carga mental. Fale com um psicólogo para lhe ajudar a controlar os níveis de stress.

Produtos Relacionados

Artigos Relacionados

Todo

Como o exercício ajuda a sua digestão

O exercício físico pode estimular o seu sistema digestivo e ainda aliviar algum stress.