Diarreia na gravidez: causas comuns
Não é surpresa que a gravidez, além de ser um dos momentos mais especiais da vida, pode causar certos constrangimentos, como náuseas, vómitos, azia ou diarreia.
Não é surpresa que a gravidez, além de ser um dos momentos mais especiais da vida, pode causar certos constrangimentos, como náuseas, vómitos, azia ou diarreia.
A diarreia é um problema muito comum nas mulheres grávidas. Trata-se de um desconforto que se vai intensificando à medida que o parto se aproxima (embora também seja comum durante o primeiro trimestre da gravidez), mas… sabe a que se deve? Continue a ler e descubra o porquê da diarreia durante a gravidez.
É muito comum as grávidas apresentarem problemas gastrointestinais. A justificação pode assentar nas alterações físicas, hormonais e até psicológicas que as mulheres sofrem durante a gravidez.
A diarreia é muito frequente na gravidez, mas, ainda que não se apresente como algo de grave, é sempre aconselhável consultar o seu médico para expor a situação.
Causas da diarreia na gravidez
Sabemos que a diarreia é uma situação pela qual nenhuma grávida gostaria de passar, embora seja muitas vezes inevitável. As causas mais frequentes da diarreia na gravidez são:
Alterações hormonais
Na gravidez há uma montanha-russa de hormonas que podem afetar o sistema gastrointestinal da mulher. Ainda que possa causar certas complicações, como a diarreia, é bom recordar que este cocktail hormonal é o responsável por uma importante tarefa durante o período de gestação.
Má digestão
Como explicámos anteriormente, ocorrem frequentemente alterações no sistema digestivo durante a gravidez. Duas das mais comuns são as náuseas e os vómitos, as quais podem dar origem a uma má digestão dos alimentos, que, por sua vez, pode provocar a diarreia.
Aumento do consumo de fibras alimentares
Durante a gravidez é aconselhável aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras para evitar a obstipação típica nas gestantes. Por essa razão, muitas mulheres grávidas passam a ingerir frutas e vegetais em demasia, o que justifica o aparecimento de gases ou diarreia.
Intoxicações alimentares
As mulheres grávidas devem ter um cuidado redobrado com aquilo que comem, pois a diarreia também pode ser provocada por uma intoxicação alimentar.
Deve ser evitada qualquer má prática de manipulação alimentar, como comer alimentos pouco cozinhados, por exemplo.
Alterações físicas
À medida que o bebé cresce – especialmente no terceiro trimestre da gravidez –, o útero aumenta de tamanho, pressionando e estreitando o estômago e parte do aparelho digestivo. Esta realidade pode dificultar a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos, originando eventuais episódios de diarreia.
Medicamentos ou suplementos multivitamínicos
Outra causa possível da diarreia na gravidez é o consumo de determinados medicamentos ou vitaminas prescritas durante a gestação, que podem dar origem a alterações dos hábitos intestinais.
Que venha o bebé!
Diarreia, indigestão ou náuseas são sintomas frequentes nas vésperas do parto. Podem ocorrer devido ao aumento das contrações, que fazem endurecer e apertar o abdómen.
A diarreia durante a gravidez é um episódio comum, que, apesar de não ser um problema grave, deve ser evitado sempre que possível.
Nestes casos, o melhor é seguir uma dieta saudável e equilibrada, cumprir regras básicas de higiene e, no caso de tomar alguma medicação, questionar previamente o seu médico. Agora, resta-lhe apenas desfrutar desta maravilhosa fase da vida!
Produtos Relacionados
Artigos Relacionados
Todo
O seu 'amigo' probiótico
As bactérias ‘boas' reduzem a diarreia associada à toma de antibióticos.