Gastroenterite: causas, sintomas e tratamento
A gastroenterite é uma irritação causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados. As causas da gastroenterite podem variar dependendo de fatores como a localização geográfica, situações socioeconómicas e o clima.
Continue a ler sobre uma das causas da diarreia!
O que é a gastroenterite?
A gastroenterite pode ser de origem viral, bacteriana ou parasitária. A gastroenterite é um termo não específico utilizado para descrever uma condição na qual existe uma combinação de náuseas, vómitos, diarreia e dor abdominal. Está associada à inflamação do intestino delgado e, por vezes, também do estômago. É geralmente entendida como sendo uma condição de origem infeciosa.
A principal complicação da gastroenterite é a desidratação e para evitar isso é preciso repor o líquido perdido no vómito e na diarreia. Uma pessoa que sofre de gastroenterite grave pode precisar de fluidos administrados por via intravenosa.
O que causa a gastroenterite?
A maioria dos casos da gastroenterite em crianças são causados pelo rotavírus. Os casos em adultos são geralmente causados por Norovírus ou por intoxicação alimentar de origem bacteriana. Estima-se que, globalmente, o norovírus é a causa mais comum de gastroenterite aguda.
As causas mais frequentes são:
Vírus (ex.: Norovírus, Rotavírus)
Bactérias (ex.: E. Coli , Salmonella spp)
Parasitas (ex.: Entamoeba histolytica , Giardia lamblia )
O uso de alguns medicamentos também pode causar gastroenterite
Quais são os sintomas da gastroenterite?
A gravidade dos sintomas dependem do tipo e da quantidade de toxina ou micro-organismo ingerido. Os sintomas também variam conforme a resistência da pessoa. A diarreia é o principal sintoma da gastroenterite, mas também pode ser acompanhada por náuseas, vómitos, cefaleia, febre ligeira, perda de apetite, cólicas abdominais, mal-estar geral, dores musculares ou diarreia com sangue e muco visíveis (em alguns casos).
Os sintomas, normalmente, passam dentro de alguns dias.
Como pode a gastroenterite propagar-se?
Os agentes patogénios causadores da gastroenterite podem propagar-se muito facilmente de pessoa para pessoa, por isso as medidas de prevenção são tão importantes para adultos e, principalmente para crianças.
Algumas das maneiras de contaminar-se são:
contacto próximo com alguém com gastroenterite
tocar em superfícies ou objetos contaminados
comer alimentos contaminados - isto pode acontecer se os alimentos não forem bem armazenados e refrigerados, se uma pessoa infetada não lavar as mãos antes de manuseá-los, ou se comer alimentos que tenham estado em contato com superfícies já contaminadas.
Ingestão de água ou gelo contaminados
Como evitar contraí-la?
As carnes devem ser devidamente preparadas. Legumes e saladas devem ser bem lavados antes de comer.
As carnes cruas devem ser mantidas separadas dos alimentos cozinhados para evitar a contaminação cruzada.
Tábuas de cozinha, facas e outros utensílios devem ser lavados em água quente e sabão imediatamente após manusear qualquer carne crua.
Lave e seque sempre bem as mãos.
Guarde os alimentos crus ou processados a baixas temperaturas.
Em viagem, prefira sempre água engarrafada.
Se está em viagem em países com más condições de saneamento, beba sempre água engarrafada e sem gelo, além de lavar os dentes com água engarrafada.
Como evitar transmiti-la
Os indivíduos infetados devem redobrar a atenção principalmente com conviventes e lavar as mãos após ir à casa de banho e evitar preparar comida para outras pessoas.
O ideal seria o doente permanecer em casa até que se verifique uma ausência dos sintomas (diarreia e/ou vómitos) durante pelo menos 48 horas.
Dica de prevenção da gastroenterite.
Lavar as mãos antes de manipular diferentes itens alimentares e de comer ou beber e depois de ir à casa de banho ou tocar em animais de estimação é a melhor forma de prevenção para contrair ou transmitir a gastroenterite, além de outras doenças.
Veja os passos para a lavagem das mãos recomendada pela DGS:
Disponível em: https://www.dgs.pt/microsite-da-gripe/paginas-acessorias/ficheiros-externos/cartaz-3-lavagem-das-maos-pdf.aspx
Quando procurar aconselhamento médico:
A gastroenterite é uma infeção muito contagiosa e que, em adultos, normalmente não requer ajuda médica. Normalmente os sintomas desaparecem até 48 horas.
Porém, caso persistam os sintomas nas condições abaixo, o indicado é consultar o médico:
Não consegue reter líquidos por 24 horas.
Tem estado a vomitar há mais de dois dias.
Está a vomitar sangue.
Está desidratado - os sinais de desidratação incluem sede excessiva, boca seca, urina profundamente amarelada ou pouca ou nenhuma urina e fraqueza intensa, tontura ou vertigem.
Percebe sangue nas fezes.
Tem uma febre superior a 40ºC
Quer a opinião de um perito?
Descubra as respostas às perguntas mais frequentes.