Skip to main content
Search
o que é a flora intestinal

O que é a flora intestinal?

Quantas vezes já ouvimos falar da flora intestinal mas nunca compreendemos bem o que é? Descubra tudo sobre a flora intestinal e porque desempenha um papel tão importante no nosso sistema digestivo.

O que é a flora intestinal?

Quando falamos de flora intestinal, estamos a falar de um grupo de bactérias vivas que se encontram nos intestinos e que desempenham um papel muito importante na saúde humana. Também conhecida como microflora ou microbiota intestinal, a flora intestinal produz vitaminas como a biotina e a vitamina K.

A microbiota intestinal tem funções específicas no corpo, nomeadamente o metabolismo de nutrientes e a proteção contra agentes patogénicos.

A composição da microbiota intestinal depende de vários fatores, tais como:

  • Hábitos alimentares
  • Uso de medicamentos
  • Idade
  • Genética
  • O ambiente em que vivemos e o nosso estilo de vida (rural ou urbano, atividade física, etc.)

Funções da flora intestinal

  1. Proteção: protege-nos de outras bactérias nocivas.
  2. Nutrição: a flora intestinal digere certos alimentos que o ser humano não consegue. Facilita, ainda, a absorção de minerais e sintetiza algumas vitaminas essenciais e aminoácidos.
  3. Comportamento: pode influenciar o humor e o comportamento.

Alteração da flora intestinal

Algumas das principais razões pelas quais a flora intestinal pode ser afetada incluem:

-       Dieta desbalanceada: O excesso de gorduras e açúcares pode afetar negativamente a flora intestinal. Acreditava-se originalmente que a composição da microbiota intestinal era relativamente estável desde a infância; contudo, estudos recentes sugerem que a dieta rica em gorduras e açúcar pode causar disbiose, uma alteração na composição da microbiota, que afeta o sistema imunitário.

-       Envelhecimento: À medida que envelhecemos, tanto o microbioma intestinal como o sistema imunitário sofrem alterações significativas, tornando os idosos mais susceptíveis a doenças infecciosas.

-       Medicamentos: Tomar certos tipos de medicamentos, em particular os antibióticos, é outro fator que pode desequilibrar a flora. O grau de alteração é relativo à dosagem e ao tempo de administração.

-       Stress: O stress altera a flora intestinal.

-       Genes: Os genes podem influenciar quais as bactérias que persistem e predominam no nosso intestino.

Dicas para cuidar da sua flora intestinal

1. Alimentação: esta é a melhor maneira de regular a flora intestinal. Frutas, legumes e verduras são os aliados perfeitos quando se trata de ajudar a flora intestinal a funcionar corretamente. Elimine o açúcar e evite todos os alimentos processados.

2. Estilo de vida: Exercício físico, como por exemplo caminhar durante 30 minutos por dia, pode afetar positivamente a sua saúde intestinal e manter os níveis de stress sob controlo. Dormir o suficiente também pode ajudar a prevenir o risco de doença intestinal.

3. Probióticos e prebióticos: Os probióticos são bactérias vivas que ajudam a assegurar que o intestino está principalmente povoado pelo bom tipo de micróbios, sendo que se encontram disponíveis em alguns alimentos como os iogurtes e em suplementos. Já os prebióticos são os alimentos do microbioma, dos quais fazem parte grãos, alho e nozes.

4. Consumo de carne: Para além do facto de muitas marcas de carne serem conhecidas por criarem o seu gado com antibióticos, o que é prejudicial para o intestino, existem vários estudos que mostram microbiomas mais saudáveis em vegetarianos. O intestino de um vegetariano, por exemplo, terá um número significativamente menor de bactérias causadoras de doenças que o intestino de um omnívoro. Contudo, ainda não é claro se isto se deve à falta de carne consumida, ou ao facto de os vegetarianos tenderem a consumir muito mais fibra.

PT-IM-2300006