Síndrome do Intestino Irritável e a diarreia
A Síndrome do Intestino Irritável, ou SII, é uma doença intestinal funcional recorrente. Pode causar distensão, inchaço, diarreia e/ou obstipação.
Sintomas da Síndrome do Intestino Irritável
Apesar da causa exata da SII não ser totalmente compreendida, aquilo que efetivamente sabemos é que pode estar relacionada com a passagem de comida de forma mais rápida ou lenta, nervos dos intestinos excessivamente sensíveis e ao histórico familiar.
A SII pode estar associada ao stress ou à dieta. Os sintomas tendem a ir e vir com o tempo, e podem durar dias, semanas ou meses. Normalmente, trata-se de uma condição para a vida que pode ter impacto na vida do doente.
Apresentamos alguns sintomas frequentes de SII:
Dor de estômago ou cólicas que, geralmente são piores depois de comer e melhoram depois de defecar
Sensação de enfartamento e distensão abdominal
Flatulência
Prisão de ventre persistente e/ou diarreia
Presença de muco nas fezes
Sensação de esvaziamento incompleto do intestino
Fatores potenciadores da SII
Diversos fatores podem causar um aumento da sensibilidade intestinal. Apresentamos alguns dos mais frequentes:
Stress
Alimentos ricos em gordura
Bebidas com cafeína e bebidas alcoólicas
A alimentação para a SII
Para alguns pacientes com Síndrome do Intestino Irritável, é possível que a adesão a dietas especializadas ajudem a melhorar os sintomas.
Uma dieta rica em fibras, por exemplo, combinada com ingestão suficiente de líquidos poderia parecer uma estratégia lógica na SII, mas o estado geral da fibra na SII não é simples.
As fibras insolúveis podem piorar os sintomas e proporcionar pouco alívio. Eventos adversos como o inchaço, distensão, flatulência e cólicas podem limitar o seu uso.
Apesar de extensamente utilizadas, sobretudo na América do Norte e na Europa, ainda não há certezas sobre as dietas livres de trigo e glúten na SII.
O uso de probióticos
Alguns probióticos proporcionam alívio nos sintomas gerais da SII, e outros aliviam sintomas individuais tais como inchaço e flatulência. No entanto, a duração destes benefícios não é clara.
Não existe, neste momento, evidência suficiente para uma recomendação geral, mas uma declaração de consenso recente oferece orientação sobre o uso de probióticos específicos para o tratamento da SII
Como controlar a diarreia relacionada com a Síndrome do Intestino Irritável
Não há evidência suficiente para que o uso de Loperamida seja recomendado para a Síndrome do Intestino Irritável, visto que há falta de eficácia da mesma nos sintomas gerais da síndrome. No entanto, é eficaz para o tratamento dos sintomas da diarreia, visto que reduz a frequência das evacuações.
É importante ter em mente que, se lhe foi diagnosticada a SII, deve aconselhar-se com o seu médico sobre qual a melhor forma de controlar os seus sintomas, como por exemplo, a diarreia.
Poderá saber mais sobre este assunto na nossa área Controlar a Sua Diarreia.
Será que sofro de SII?
Se não tem a certeza se sofre de SII, mas tem alguns dos sintomas, deve consultar o seu médico para obter um diagnóstico.